Risoto de cogumelo cremoso

Risoto de Cogumelos cremoso
Compartilhe essa receita🥰

Risoto de cogumelo cremoso – Aprenda fazer essa receita que fica muito gostosa. Então vem conferir abaixo, e veja também as outras receitas fáceis de fazer.

Risoto de Cogumelos cremoso e reconfortante totalmente carregado com cogumelos amanteigados e mexidos no risoto E empilhados por cima. Comida deliciosa e aconchegante que é elegante o suficiente para servir em um jantar. Leva tempo para dourar os cogumelos, mas vale a pena cada minuto – é incrível!

  • Tempo de preparação15 minutos
  • Hora de cozinhar35 minutos
  • Total Time50 minutos
  • Gastronomia: Italiana-Americana, Italiana, Ocidental
  • Porções: 4 a 5 pessoas

Ingredientes: Risoto de cogumelo cremoso

Cogumelos:

  • cogumelos, fatiados com 3 mm de espessura (Nota 1)
  •  lb) de cogumelos, cortados em quatro (Nota 1)
  •  colheres de manteiga
  •  colheres de azeite
  •  dentes de alho, picados
  •  colher de chá de sal e pimenta, cada

Risoto:

  •  colher de manteiga
  •  dente de alho, picado
  •  eschallots / cebolas francesas, finamente picadas (ou 1/2 cebola)
  •  xícara de vinho branco seco (Nota 2)
  •  xícaras de arroz arbóreo, cru
  •  xícaras de caldo/caldo de galinha, baixo teor de sódio, quente (Nota 3)

Acabamentos:

  •  xícara de creme de leite, opcional, mas recomendado (Nota 4)
  •  manteiga, opcional (Nota 4)
  •  xícara de queijo parmesão ralado fino
  •  colher de chá de sal e pimenta, cada

Servindo:

  • Salsinha ou cebolinha picada
  • Parmesão, ralado na hora

Instruções: Risoto de cogumelo cremoso

Cogumelos Manteiga de Alho:

  1. Adicione 1 colher de sopa de óleo e metade da manteiga em uma panela grande e pesada em fogo alto (Nota 5). Uma vez derretido, adicione metade dos cogumelos e cozinhe até dourar bem (~ 4 min).
  2. Adicione 1/2 do alho, 1/4 colher de chá de sal e pimenta e continue a cozinhar até dourar (~ 1,5 min). Em seguida, retire para uma tigela.
  3. Repita com os restantes cogumelos, depois retire.

Risoto

  1. Abaixe o fogo para médio. Na mesma panela, derreta a manteiga e acrescente o alho e a cebola.
  2. Cozinhe por 2 minutos até a cebola ficar translúcida, mas não dourada.
  3. Adicione o vinho e deixe ferver rapidamente por 2 minutos, raspando o fundo da panela, até que a maior parte evapore.
  4. Adicione o arroz e mexa por 1 minuto até ficar semi translúcido.
  5. Adicione cerca de 1,5 xícaras de caldo. Mexa e deixe por 3 minutos, mexendo apenas algumas vezes, até que a maior parte seja absorvida (~ 3 min).
  6. Adicione cerca de 1,5 xícaras de caldo, mexa de vez em quando até que a maior parte seja absorvida (~ 3 min) – não há necessidade de mexer constantemente. Repita mais duas vezes até que todo o caldo acabe, o arroz está apenas cozido, mas o risoto ainda cremoso e desleixado (~ 10 min, Nota 6).

Acabamentos:

  1. Adicione o creme de leite e a manteiga, mexa vigorosamente para obter um creme.
  2. Misture o parmesão, o sal e a pimenta.
  3. Misture metade dos cogumelos, prove e adicione mais sal e pimenta, se necessário. A consistência deve ser cremosa, não pesada (Nota 7).
  4. Reaqueça os cogumelos restantes (eu microondas).
  5. Coloque o risoto em tigelas e cubra com os cogumelos reservados (incluindo um fio de sucos amanteigados reunidos na tigela!)
  6. Decore com salsa se estiver usando e parmesão extra. Sirva imediatamente!

Notas:

1. Cogumelos – apenas cogumelos comuns, ou cogumelos brancos / botão ou cogumelos suíços Brown/Cremini.

Eu gosto de fatiar a maioria e esquartejar alguns para variedade de textura no prato. Se os seus cogumelos forem gigantes, corte em 1/6 de 1/8.

Melhor cozinhar os cogumelos até dourar do que remover. Se os cozinhar com o arroz, os cogumelos perdem a cor (e cor = sabor!)

Também funcionará lindamente com outros cogumelos fatiados como shiitake e cogumelos grandes como Portobello.

Cogumelos mais exóticos (como Chanterelle, Morel) ou cogumelos asiáticos como Enoki, Oyster, cogumelos King Oyster etc.

2. O vinho branco acrescenta complexidade e profundidade de sabor. Qualquer vinho branco serve aqui, embora um seco seja melhor. Sauvignon Blanc, Chardonnay, Riesling. Até os champers restantes estariam bem!

Não pode consumir álcool? Substitua por mais caldo de galinha.

3. Adicionando caldo/caldo quente lentamente – tem sido muito bem documentado hoje em dia, mas autoridades alimentares como a Serious Eats que, ao contrário da crença popular, você não precisa que a panela esteja quente ao fazer risoto (nem precisa adicionar gradualmente!). Não faz diferença o quão uniformemente cozinha. Mas por força do hábito, eu ainda faço isso. Use qualquer meio que mais lhe convier – micro-ondas jarra por jarra, ou coloque uma panela no fogão ao lado.

4. Creme e manteiga extra para finalizar – são opcionais. O creme e a manteiga adicionam riqueza extra para o acabamento (o creme também deixa o risoto branco). Ainda incrível sem! Eu escolheria creme sobre manteiga extra nesta receita.

5. Panela – Eu uso uma panela de ferro fundido Chasseur de 26 cm. Se a sua panela não for tão pesada, ela não aguentará tanto calor, então eu recomendo refogar em 3 vezes, caso contrário você corre o risco de seus cogumelos estufarem (ou seja, ficarem aguado) em vez de marrom dourado.

6. Cozimento do arroz – Se o arroz ainda estiver muito firme depois de esgotado todo o caldo, adicione 1/2 xícara de água quente da torneira de cada vez e mexa até ser absorvido até que o arroz esteja cozido ao seu gosto.

7. A consistência final do risoto – o risoto “real”, como você encontra em restaurantes italianos sérios, é tão solto que se acumula em um prato em vez de manter sua forma em um monte. Nunca deve ser tão grosso que, quando você o colocar em um prato, mantenha sua forma. Para fins domésticos, gosto que o meu tenha uma consistência mais espessa do que os restaurantes. Ele ainda “escorre” quando eu sirvo, mas não se espalha como um molho (veja o vídeo).

8. Sobras – conserva de 3 a 4 dias na geladeira. Reaqueça no micro-ondas com um pouco de leite e misture bem para que fique cremoso novamente!

9. Nutrição por porção inclui creme, mas exclui 2 colheres de sopa extras de manteiga.

VEJA TAMBÉM :

Mousse de Morango Fácil venha fazer comigo hoje

Bolo de banana caramelada vem fazer

Macarrão com molho de queijo fica uma delícia venha fazer

Queijo caseiro com apenas 4 ingredientes bem fácil

Pastel de Belém ótima receita para fazer para o lanche vem comigo fazer

Nossas postagens são todas escritas por nosso time de redatores, desse modo deixamos sempre o conteúdo desse site atualizado. Enfim, estamos dispostos a entregar o melhor conteúdo de receita para que assim você e sua família aprecie o melhor sabor e bom gosto, obrigado por estar aqui?

Vote no post

Compartilhe essa receita🥰

Similar Posts