Anúncios

Tiramisu no prato famoso e delicioso vem ver

Anúncios

O tiramisu é um dos mais famosos e deliciosos doces da culinária italiana. A sua origem é bastante incerta, mas acredita-se que tenha sido criado no setentrião da Itália, na região da Toscana.

O nome “tiramisu” vem do italiano “tira mi su”, que significa “me levanta”. Acredita-se que o nome tenha sido escolhido porque o rebuçado é feito com ingredientes que têm propriedades energéticas, porquê o moca e o cacau, que podem levantar o astral de quem o consome.

TIRAMISU NO PRATO

INGREDIENTES

Anúncios

Para o biscoito granjeiro:

  • farinha de trigo ⅓ de xícara (chá)
  • açúcar ¼ de xícara (chá)
  • 1 ovo
  • fécula de milho 2 colheres (chá)
  • 1 pitada de sal
  • açúcar de confeiteiro a paladar para polvilhar
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

Creme e montagem:

  • mascarpone ¾ de xícara (chá)
  • 2 ovos
  • açúcar 4 colheres (sopa)
  • moca potente coado sem açúcar ⅓ de xícara (chá)
  • conhaque 2 colheres (sopa)
  • 8 unidades dos biscoitos champanhe caseiros
  • cacau em pó a paladar para polvilhar

O modo de preparo desta receita é muito simples e tenho certeza que se seguir ele passo a passo vai conseguir fazer sua receitinha, vai permanecer maravilhosa.

MODO DE PREPARO

Biscoito

Primeiramente, pré aqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Portanto Unte uma assadeira grande com manteiga. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe e roupão sobre a pia para tirar o excesso.

Numa tigela, misture a farinha com o fécula e reserve. Logo em seguida, Em outra tigela média de vidro refratário (ou inox) quebre o ovo. Junte o açúcar, o sal e misture muito.

Para fazer o banho-maria, ligeiro uma panela pequena com chuva ao queimada médio. Em seguida, juntura a tigela com o ovo (a chuva não deve reclinar no fundo da tigela, o calor do vapor é suficiente para aquecer e dissolver o açúcar) e mexa com uma espátula de silicone até o ovo aquecer e o açúcar dissolver. Portanto, para verificar o ponto, retire uma porção com uma colher e esfregue com a ponta dos dedos: se ainda sentir grãozinhos de açúcar, pode cozinhar um pouco mais.

Logo depois, retire a tigela do banho-maria e, com o precursor de claras acoplado ao mixer, roupão o ovo até aumentar em 4 vezes o volume, formando uma espuma clara e densa (se preferir, utilize uma batedeira manual ou um precursor de arame).

Em seguida, Acrescente aos poucos a mistura de farinha com fécula, passando pela tamis. Portanto, a cada soma, misture delicadamente com a espátula, fazendo movimentos de insignificante para cima, para incorporar a farinha sem perder a ventilação.

Posteriormente, para modelar os biscoitos: transfira uma porção da tamanho para a assadeira e nivele com as costas de uma colher, formando um círculo de 6 cm de diâmetro. Em seguida, Repita com o restante da tamanho para formar no totalidade 8 biscoitos, deixando 2 cm entre cada um na assadeira.

Levando para o forno – Tiramisu

Logo em seguida, Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre os biscoitos e ligeiro para assar por murado de 10 minutos, ou até ficarem levemente dourados. Retire do forno e deixe esfriar completamente na assadeira.

Creme e Montagem:

Primeiramente, numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as claras para uma tigela média de vidro refratário (ou inox) e as gemas para outra tigela. Ligeiro uma panela pequena com um pouco de chuva ao queimada insignificante para ferver — ela vai ser usada para aquecer as gemas e as claras em banho-maria.

Em seguida, acrescente 2 colheres (sopa) do açúcar às gemas e juntura a tigela na panela com chuva — lembre-se que a chuva não pode reclinar na tigela, o vapor é o suficiente para dissolver o açúcar sem passar o risco de cozinhar as gemas. Mexa com uma espátula até aquecer e o açúcar dissolver. Com a espátula levante uma porção da mistura e, com a ponta dos dedos, verifique se as gemas estão aquecidas sem grãozinhos de açúcar.

Retire a tigela da panela e, com o precursor de claras acoplado no mixer, roupão até formar um creme simples no meio do processo, pare de fustigar e raspe a lateral da tigela com uma espátula para o creme permanecer uniforme. Junte o mascarpone e roupão unicamente para incorporar. Reserve o creme, lave e seque muito o precursor do mixer.

Acrescente o restante do açúcar às claras e juntura a tigela na mesma panela do banho-maria. Mexa as claras com uma espátula para aquecer, repetindo o mesmo processo feito com as gemas.

Retire a tigela da panela e, com o precursor de claras acoplado no mixer, roupão até formar um merengue muito ligeiro — zelo para não fustigar em excesso, pois fica mais difícil incorporar o creme de mascarpone a um merengue muito firme. Adicione ⅓ do merengue ao creme de mascarpone e mexa muito com a espátula para incorporar. Junte o restante aos poucos, mexendo delicadamente, de insignificante para cima. Reserve.

Hora de separar os pratos – Tiramisu

Logo em seguida, separe 4 pratos de sobremesa para a montagem. Num prato fundo, misture o moca com o licor.

Portanto molhe muito unicamente um dos lados do biscoito no moca e transfira para o prato de sobremesa, com o lado molhado para cima. Logo depois, coloque uma colher do creme sobre o biscoito (murado de ¼ de xícara) e espalhe para deter toda a superfície. Prepare uma novidade classe com biscoito umedecido e creme — cada sobremesa vai ter 2 biscoitos e 2 camadas de creme. Repita com o restante.

Ligeiro os pratos com os tiramisus montados para a geladeira por 20 minutos (eles ficam ainda mais gostosos gelados). Se preferir você pode servir logo em seguida a montagem. Polvilhe com cacau em pó unicamente na hora de servir.

Por término, gostou dessa receita?

Sendo assim, aproveite para aditar mais sabor aos seus dias. Visite nossas redes sociais! Temos portanto Pinterest, nosso Facebook e o Instagram, por término o Youtube! Assim, faça muito mais receitas, são boas demais!